Grupo de Encontros Culturais-GEC/CENETI, chega a 2018 com quadro de associados dobrado



O Grupo  de Encontro Culturais-GEC, do Centro de Estudantes do NETI-CENETI, chega ao terceiro ano de existência com dezenas de atividades realizadas e expressiva adesão ao quadro de associados. Nesse início de ano, as inscrições praticamente dobraram na comparação com igual período do ano passado.  
Em 2017, o GEC promoveu 20 encontros, totalizando 16 filmes apresentados, além da exibição de dois médias-metragens e de seis curtas .Algumas sessões foram sucedidas de palestras com debatedores convidados, propiciando aos associados discutir e compartilhar conhecimentos.
Esse ano, o GEC já promoveu dois encontros – dias 05 e 19 de março – e tem quinze encontros programados para o período de abril a dezembro, com a Coordenação Geral sinalizando para a implantação de atividades culturais diversificadas. 

O que é o GEC e como participar

O GEC foi criado em 2016, por alunos egressos do curso de Cinedebate em Gerontologia do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, e está ligado ao Centro de Estudantes-CENETI. A proposta do Grupo é possibilitar a experiência fílmica como ferramenta de educação e de desenvolvimento do pensamento crítico. Seus associados se reúnem duas vezes ao mês, sempre nas manhãs de segunda-feira, quando desfrutam de atividades de caráter cultural  tendo como referência a reflexão sobre a linguagem do Cinema.


Lorena, blogueira do VovóZEN e nova associada
Podem participar do GEC alunos do NETI e pessoas apresentadas pelos associados. O quadro de associados  é limitado a 50 participações e vem crescendo de forma significativa. 
Até dezembro do ano passado, o pré-requisito para participar do Grupo era ter concluído o curso de Cinebate em Gerontologia, ministrado pela professora e socióloga  Mônica Joesting Siedler. Com a retirada do curso da grade de atividades do NETI este ano, em função da interrupção do contrato da professora Mônica pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina-FEESC, por falta de recursos, a procura pelo GEC praticamente dobrou na comparação com o início de 2017. O Grupo passou a aceitar inscrições de todos os alunos do NETI, que por sua vez podem inscrever seus convidados. 
Exemplo dessa nova fase do GEC está na chegada da psicóloga e professora titular da UFSC, Lorena Machado e Silva, palestrante da Aula Inaugural de segundo semestre do NETI, no ano passado. Lorena ingressou no Grupo a convite da secretaria, Maria das Graças Ferreira. 

Almoço de confraternização, no final de 2017, em Santo Antonio de Lisboa

A coordenação Geral do GEC está a cargo de Maria Aparecida Ferreira enquanto a Coordenação Técnica é de responsabilidade de Raquel Liberato. Dão respaldo a ambas coordenadorias as equipes de Suporte Administrativo e Técnico (Margarete Leopoldo de Mello, Maria Bernadete da Cruz, Rita de Cássia Fregapani Silva e Vanda Araújo); Equipe Técnica (Janilda Terezinha Pereira, Maria Graciela Baigorria, Rafael Camortinga e Thelma Carvalho Leite); Tesouraria (Arlete Guarezi  Zandomeneco) e a Secretaria (Maria das Graças Ferreira). 

Fundador da Guia Manezinho prestigiou abertura das atividades de 2018

Entre os principais eventos de 2017 ganharam destaque o encontro do Grupo com o ator catarinense Severo Cruz, protagonista do curta “O Aquário de Antígona”, com mais de 30 filmes realizados e a Homenagem ao Dia das Mães, aberta aos alunos do NETI, com a presença da debatedora, psicóloga e professora Virgínia Grun. 

Ao longo do ano, palestrantes convidados, entre os quais, Osvaldo Tadeu Santana e Silva,  psicólogo e professor de Autoconhecimento do NETI, Cristhian Fernando Caje, doutorando em Antropologia, na UFSC e Marlene Alano Aquila, bióloga da Sala Verde da UFSC, debateram temas diversos à convite do Grupo, relacionados à arte, política, pedagogia, psicologia, natureza, vida, mudança de gênero e preconceitos, entre outras questões de âmbito político-social.

Rodrigo explicou a simbologia do Brasão e falou da origem das Fortalezas. "O Brasão resume toda a história de Florianópolis", observou.

Nesse início de ano,  o destaque foi o jornalista Rodrigo Stüpp, fundador da Guia Manezinho, empresa que adapta conteúdo hiperlocal de Florianópolis a passeios turísticos, palestras e quiz interativos. 
Rodrigo optou por apresentar dois curtas-metragens premiados - Novembrada (1998) e Desterro (1992) - do jornalista e cineasta curitibano, Eduardo Paredes. “Novembrada” conta a história da grande manifestação popular contra o Regime Militar implantado em 1964 no Brasil e que ocorreu em 30 de novembro de 79, no centro de Florianópolis. Já o curta Desterro retrata a revolução federalista do Sul do País. 










“O papel do guia turístico não é só repetir dados, mas sim colocar uma reflexão. O que posso fazer pela cidade? Quanto mais conscientes da nossa história, mas atuantes vamos ser”, diz Rodrigo, admitindo que a programação escolhida teve justificativa na proximidade das comemorações de Aniversário de 344 anos de Florianópolis, a ser festejado na próxima sexta-feira (23).






Os próximos encontros do GEC acontecem em Abril (dias 09 e 23); Maio (dias 14 e 28); Junho (dias 04 e 18), Agosto (dias 06 e 20), Setembro (dias 03 e 17); Outubro (dias 08 e 29); Novembro (dias 12 e 26) e Dezembro (dia 03), sempre das 9h às 12h. As inscrições são feitas semestralmente, no  próprio local de encontro do Grupo, na Biblioteca da UFSC – Auditório Elke Hering. 

Redação e fotos: Vanda Araújo


Comentários

  1. Muito bom. Gostaria muito de participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo! seja bem vindo ao GEC. VC é aluno ou ex aluno do NETI?
      Se quiser conhecer pessoalmente nosso grupo é só comparecer dia 09 de Abril as 9h no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC.
      Assistiremos um filme e após debateremos o filme. Em geral termina por volta de 12h.
      Os demais dias é só olhar na matéria acima .
      Bem, deixa eu me apresentar: eu sou a Raquel coordenadora tecnica do GEC e a
      Coordenadora geral é a Cida.
      Aguardamos vc
      Raquel

      Excluir
  2. Este encontro do GEC no dia 19, foi muito especial. apesar o imprevisto técnico, tudo foi muito bom, com ótimo astral e uma energia singular. Foi muito enriquecedor conhecer um pouco mais da história de Floripa, principalmente para nós que adotamos esta ilha mágica há muitos anos, eu em particular estou aqui há 41 anos.
    Que outros iguais a esse aconteçam
    Parabéns!
    Raquel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães