Dia Internacional da Mulher: Blog integraNETI homenageia professoras do NETI - UFSC ilumina Reitoria na cor lilás




O Blog integraNETI concentra no quadro de Professoras do NETI, ou de Coordenadoras de Atividades como são oficialmente denominadas, o ponto de partida para as homenagens ao público feminino pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje. Através de nossas professoras, queremos parabenizar o universo feminino, e em particular, todas as demais mulheres presentes na vida do NETI, seja na qualidade de alunas, apoiadoras ou de estimuladoras do exercício voluntariado nos seus múltiplos projetos.
Às nossas Professoras - muitas das quais profissionais aposentadas e ex-professoras da UFSC - que atuam como voluntárias no cobiçado modelo de Educação permanente desenvolvido há 35 anos pelo NETI,  nossos agradecimentos pela forma incansável com que compartilham saberes e laços afetivos conosco.
O Blog integraNETI convida os alunos do NETI a também fazer uso desse espaço, optando pela homenageada ou homenageadas de sua escolha, que assim preferir e desejar.
Foi a forma que encontramos para saudar as mulheres do nosso convívio, nesse dia em que todos os olhares convergem para a bravura e sensibilidade com que o universo feminino se destaca, sobretudo na sustentação do tripé casa, família e trabalho, que com frequência nos leva a histórias incríveis de superação e sucesso.
Colega do CFMAG elege mulheres anônimas brasileiras
Maria da Graça Miranda, aluna do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG/NETI, 3ª. Fase,  também membro do Blog integraNETI, abre o espaço aos colegas com uma homenagem às mulheres anônimas brasileiras, num texto em que cita a professora Heley de Abreu Silva Batista, da creche incendiada em outubro do ano passado, em Janaúba/MG.



Mulheres anônimas - Dia internacional da mulher
  
Maria da Graça Louzada Miranda


       Sabemos que o feminino, através da história, sempre foi visto sob o olhar do homem e que na cultura, ser mulher, era falar a língua do outro, isto é, ficar em silêncio.
Até mesmo na Bíblia, no Êxodo, se podia ler no 17º mandamento: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem coisa alguma do teu próximo”.
A mulher sempre sofreu preconceito, discriminação e foi desqualificada na sua significação como ser humano. Não foi pelo olhar do homem que avançamos no decorrer dos séculos, mas pela revolta, indignação e consciência de mulheres à frente de seu tempo, que lutaram pelos direitos e igualdades na sociedade.
Esta homenagem, não deixando de reconhecer os expoentes de valorosas mulheres em todos os segmentos da sociedade, é para as mulheres anônimas brasileiras. Todas àquelas desconhecidas, que trabalham em silêncio nos bastidores, conseguindo pequenas mudanças na sociedade. Mulheres que sozinhas enfrentam a dura aridez do cotidiano.
Como exemplo, quero citar a professora Heley de Abreu Silva Batista, da creche incendiada em 06 de outubro de 2017, em Janaúba, Minas Gerais. Uma educadora e professora que defendeu os seus pequenos alunos e deu a própria vida no incêndio. No meio do fogo, não hesitou em salvar as crianças, lutar contra o algoz e sem medir sacrifícios, em chamas, morreu por amor.

 "O que revela a nossa força não é sermos 
imbatíveis, incansáveis, invulneráveis.
É a coragem de avançar, ainda que com medo.
É a vontade de viver, mesmo que já tenhamos morrido um pouco
ou muito, aqui e ali, pelo caminho.
É a intenção de não desistirmos de nós mesmos,
por maior que as vezes seja a tentação.
São os gestos de gentileza e ternura que somente os 
fortes conseguem ter."
Ana Jácomo

UFSC mobiliza público feminino - Reitoria será iluminada na cor lilás

A Universidade Federal de Santa Catarina também promoverá uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A programação terá início nessa terça-feira, 08, com o projeto “Fala Mulher”, numa iniciativa da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) e da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento de Violência de Gênero (CDGEN).  A Saad disponibilizará blocos de papel na entrada de cada campus da UFSC e no Hall da Reitoria para que as mulheres da Universidade escrevam suas impressões sobre como É ser mulher, Como é ser mulher na UFSC  e Como mulher, o que espero da UFSC". Essas impressões serão expostas num grande mural no Hall da Reitoria e posteriormente servirão de subsídio para a implantação de políticas para mulheres na UFSC.
Em outra iniciativa, a Saad distribuirá adesivos com o tema “UFSC: elevando ao infinito as possibilidades de ser mulher” e fará exposição de painéis no Hall da Reitoria sobre curiosidades da data 8 de março no Brasil e no mundo. Durante todo o mês de março a fachada da Reitoria será iluminada na cor lilás, também escolhida para o banner alusivo ao tema. 
Também nessa quinta-feira (08), o Hospital Universitário-HU/UFSC, promove, em seu auditório, uma Roda de Conversa sobre o tema “Precisamos falar sobre o assédio sexual”, às 10h30min, tendo como palestrante a enfermeira Silvana Pereira. 
Á noite, às 19h, o destaque será o Debate com o tema “Gênero e Sistema Punitivo”, promovido pelo Observatório de Justiça Ecológica (OJE), projeto de pesquisa e extensão vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. O debate acontece na sala 205, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ e trará como palestrantes Vanessa Chiari Gonçalves, professora de Direito Penal e Criminologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Camila Damasceno, doutoranda em Direito da UFSC.

O NETI, por sua vez, convida alunos e comunidade para a abertura do 1º Ciclo de Palestras sobre Interações Energéticas e Qualidade de Vida, com o tema "Benefícios do Perdão". A palestra começa às 19h30min no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas-CCJ/UFSC. O Ciclo de Palestras se estende até novembro, numa promoção da UFSC/PROEX/NETI, com apoio do IIPC-Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia.

Redação: Vanda Araújo
Ilustração: Cecília Lima, com participação de Maria da Graça Miranda 
Com informações do NETI e DIVULGA UFSC

Comentários

  1. Minhas homenagens vão para quatro ex-professoras do NETI, contratadas por Fundações com projetos ligados à UFSC e que foram demitidas no primeiro e segundo semestres do ano passado, sob o argumento de falta de recursos por parte das Fundações: Eloá Aparecida Caliari Vahl, idealizadora e coordenadora do Curso de Contadores de História, um dos mais antigos e procurados no NETI; professoras Emiliana Simas Cardoso da Silva e Maria Alexandra Cardoso da Silva, coordenadoras das atividades de Dinâmica de Grupo e Grupo de Encontro e para a professora Mônica Joesting Siedler, socióloga, idealizadora e coordenadora do curso de Cinedebate em Gerontologia, com quase três décadas de NETI. A saída dessas quatro professoras deixaram turmas inconclusas e projetos educacionais inacabados. Alunos do NETI que sonhavam em fazer Contação de Histórias e Cinedebate ficaram sem estas atividades nesse ano letivo que começa. Um vazio nos corredores do Núcleo! Lamento a perda de tão excelentes professoras!!
    Vanda Araújo –Aluna do Curso de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG/NETI, 3ª. Fase e Membro do Conselho Editorial do Blog integraNETI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães