Ciclo de Palestras da UFSC/PROEX/NETI-IIPC e Debate com candidatos a Reitor dividiram espaços na Reitoria da UFSC


O Blog integraNETI se fez presente nos dois eventos. O debate com os candidatos a Reitor, Edson Roberto de Pieri, Irineu Manoel de Souza e Ubaldo Cesar Balthazar, começou às 18h30min e lotou o auditório da Reitoria. Numa sala ao lado, improvisada para a ocasião, pela equipe do IIPC e coordenação do NETI, em função da grande movimentação no acesso ao Auditório, a palestra da psicóloga Alessandra Serafim, professora do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia-IIPC, também teve público expressivo. A proximidade de espaços fez com que em alguns momentos as ovações no Auditório da Reitoria chegassem em bom som à palestra promovida pelo IIPC e NETI.

Interações energéticas, o que são?

Interações energéticas são as trocas de energias que ocorrem entre as pessoas, animais, plantas e ambientes por onde atuam. Através delas, absorvemos energias saudáveis ou não, dependendo dos padrões energéticos com quem interagimos.
Segundo a psicóloga do IIPC, Alessandra Serafim, o acoplamento energético – começo da interação que a gente realiza- acontece o tempo inteiro, 24h por dia, e mesmo sem percebermos as energias, estamos sendo influenciados. Essa assimilação de energia ocorre através de conversas ao telefone, no trabalho, em locais públicos e até mesmo quando dormimos ou nos projetamos para fora do corpo físico.
“Quando mais equilibrado for esse padrão, mais dinâmico e vitalizador será o ambiente, possibilitando uma melhor relação da pessoa consigo mesma e com o outro. Quando o padrão de energia é desestruturado, patológico, o ambiente fica pesado, desconfortável”, explicou a palestrante, observando que as pessoas normalmente tem dificuldade de perceber essas assimilações. “Algumas pessoas chegam a se sentir mal estar, o que pode levar a alterações de humor e doenças psicossomáticas. À medida em que identificamos essas energias, passamos a potencializar a autodefesa energética e a perceber a interferência do padrão pensênico (pensamento + sentimento + energia) dessas energias”, observou.


A psicóloga também falou da saúde holossomática, equilíbrio dos quatro corpos de manifestação: Soma (corpo físico, que vibra numa dimensão chamada vibrafísica): Energossoma (corpo energético); Psicossoma (corpo emocional, que vibra numa dimensão maior, extra-física) e Mentalsoma (corpo mental) e observou que todos esses corpos estão encaixados, um dentro do outro. “Daí a importância do equilíbrio”, ponderou, salientando que a saúde holossomática requer posturas éticas e positivas.

Palestra mostrou, na prática, manobras de defesa dos acoplamentos energéticos

Alessandra Serafim exemplificou técnicas de assimilação simpática e de desassimilação de energia e ao final da palestra convidou o público a fazer uma sequência de três exercícios práticos, três manobras para defesa dos acoplamentos energéticos: Circulação fechada de energias, exteriorização de energias (jogar a energia para fora do corpo físico) e absorção de energias (comando interno para que a energia seja absorvida).
“Se aplicadas em conjunto, essas manobras trazem benefícios à nossa autodefesa energética, promovem a saúde holochacral, a percepção das energias do ambiente e assistência de consciências (mentalizar alguém).  No caso da terceira manobra, os benefícios vão da recuperação da saúde física e mental, à recuperação das horas de sono e recomposição e compensação energéticas”, exemplificou.
A qualidade das energias também envolve outros procedimentos como ausência de vícios, equilíbrio pensênico, dieta, vida afetiva e sexual equilibrada e prática constante de exercícios físicos e bioenergéticos. “O que importa é a interação que eu tenho comigo mesmo. Isso vai influenciar sobremaneira o meu corpo físico, o meu humor, o meu holossoma”,  disse Alessandra.

IIPC promove palestras gratuitas mensais


O Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia-IIPC, é uma instituição profissional de pesquisa independente, sem fins lucrativos, fundada pelo médico e odontólogo Waldo Vieira, de Monte Carmelo-MG, falecido em 2015.
Em Florianópolis, o IIPC promove palestras gratuitas mensais, todas as sextas-feiras de cada mês, das 19h30min às 21h30min. Para abril, estão previstas palestras sobre os temas, “Inteligência evolutiva e autopesquisa”, “Coragem para evoluir”, “Voce é vitima de si mesmo?” e “Benefícios da projeção consciente”. Mais informações podem ser obtidas no site do IIPC – www.iipc.org/florianópolis 


Debate com candidatos a Reitor lotou Auditório da Reitoria

O debate com os candidatos a Reitor teve como temaUFSC e as Demandas das Classes Trabalhadoras e suas organizações e a Atual Conjuntura Nacional”.  Além do Fórum de Luta, atuaram na promoção do evento, o Coletivo Floripa Contra Estado de Exceção (idealizador do debate), MST, Forum de Políticas Públicas, Rede de Direitos Humanos e Contra a Violência, Forum dos Povos Tradicionais e UFECO. Apoiaram o Debate, o DCE, SINERGIA, FECESC e SINTUFSC. O movimento também teve apoio de 11 organizações populares.  Na abertura, o evento fez um minuto de silêncio em homenagem à vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), morta a tiros na noite de quarta-feira, 14 de março, no centro da cidade,  quando o motorista do carro, Anderson Pedro Gomes, também morreu.  Após o silêncio, o público inteiro, de pé, por diversas vezes, respondeu o chamado da mesa: ”Marielle, presente!!!





Redação e fotos: Vanda Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães