Aula Inaugural fez refletir sobre a construção de um espaço de convivência em que o diálogo seja a base para a paz individual e coletiva. Homenagem aos formandos do CEJA emocionou alunos, professores e convidados

Mesa de abertura da Aula Inaugural

A homenagem aos alunos do CEJA que concluíram o Ensino Médio no final de 2017, deu o tom de emoção à Aula Inaugural de primeiro semestre do NETI, realizada na tarde de ontem (13), no auditório do Centro Socioeconômico-CSE, e que teve como palestrante o professor Helder Boska de Moraes Sarmento, da UFSC, com o tema “Um Diálogo sobre Convivência”.  O evento lotou o auditório e foi prestigiado pelo Pró-Reitor de Extensão, professor Rogério Cid Bastos, no ato representando o Reitor Pró-Tempore da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Ubaldo Cesar Balthazar. Também fizeram parte da mesa de Abertura a coordenadora do NETI, Jordelina Schier, a presidente do Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, Eddy Frantov e Ancelmo Pereira de Oliveira, membro do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, na ocasião, representando o Secretário de Estado de Educação, professor Eduardo Deschamps.


Recepção com música para os homenageados emocionou a todos

O evento teve início com a execução do Hino Oficial de Florianópolis, Rancho de Amor a Ilha, apresentado pelo Grupo de Canto Vozes da Ilha, sob a regência de Nilzon Aguiar. A entrada, no Auditório do CSE, das professoras do Programa EJA, Regina Helena Seabra e Marilúcia Marques, acompanhadas dos oito alunos que concluíram o Ensino Médio no NETI, ao som da música Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Teixeira, comoveu a todos.
Professoras Regina Seabra e Marilúcia Marques prestigiaram o evento



Em seu pronunciamento, o pró-Reitor de Extensão parabenizou cada um dos formandos com a leitura de seus respectivos nomes, arrancando palmas do público ali presente.
Rogério Cid Bastos
“A única coisa que ninguém nos tira é o conhecimento e a liberdade. No dia que nos tirarem isso, estaremos mortos. Vocês nos ensinaram, com a atitude de vocês, a mudar as nossas vidas, podem ter certeza disso. Esse tipo de atividade está esperançando a sociedade de Santa Catarina a fazer um pouco mais”, disse o Pró-Reitor de Extensão.              
O representante do Secretário de Educação, Ancelmo Oliveira, por sua vez, destacou a importância da inclusão dos idosos na sala de aula, observando que com a iniciativa de voltar a estudar, os alunos do CEJA abrem portas para a esperança. “Educar é aproximar o indivíduo do grande patrimônio cultural que a comunidade produz”, enfatizou.
Alunas agradecem e comemoram a homenagem do NETI
Coordenadora destacou projetos e ações integradas - AMAG e Blog integraNETI foram citados

A Coordenadora do NETI, Jordelina Schier, ressaltou a importância da homenagem à primeira turma certificada no Ensino Médio através do CEJA-Florianópolis e NETI e fez menção à atuação do Governo do Estado, por possibilitar a esses alunos concluir uma nova etapa em  suas vidas.
O NETI atua no Projeto de Leitura e Escrita para pessoas idosas desde 2009, quando fechou parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, através do Programa EJA-Educação para Jovens e Adultos. Mais recentemente – em 2015- por iniciativa de alunos egressos do EJA, que desejavam concluir o ensino médio, foi estabelecido um termo de compromisso entre o NETI e a Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina.
Jordelina Schier. coordenadora do NETI
“Quero agradecer a todos que contribuem para que o NETI seja referência na Educação para Idosos”, disse a coordenadora, passando à uma breve contextualização do NETI no cenário acadêmico e da comunidade. “Contamos com 565 vagas preenchidas nesse semestre, distribuídas entre 24 turmas. Além das atividades sócio educativas, que incluem oficinas, cursos, palestras, apoiamos projetos e atividades desenvolvidos por nossos alunos através do Centro de Estudantes do NETI-Ceneti”, observou. Entre esses projetos, a coordenadora citou o Grupo de Canto Vozes da Ilha, “sempre de agenda concorrida” e o trabalho desenvolvido pela Associação dos Monitores da Ação Gerontológica da UFSC - AMAG, criada em 93 e que dia 28 próximo elegerá nova diretoria para o triênio 2018/2021. 
O Blog integraNETI, criado em julho de  2017 com a proposta de integrar alunos do NETI com estudantes da terceira idade de Instituições de Ensino Superior em todo o país também foi citado. “O Blog tem mais de 12 mil acessos. Essa integração é importante para difundir nossas atividades”, destacou a coordenadora.
Jordelina Schier chamou atenção para a importância da Aula Inaugural e agradeceu ao alunado, à equipe técnica, bolsistas e demais apoiadores e colaboradores do NETI. “A aula inaugural busca acolher, incluir alunos, professores, motivar potencialidades. Está na hora da sociedade enxergar a importância da educação para idosos e cabe a nós darmos um passo à frente, mostrar que somos capazes de compartilhar experiências. Para a nossa equipe não existe barreiras”, afirmou.

Palestra fez refletir sobre sermos verdadeiros para encontrar o outro 

A palestra do professor da UFSC, Helder Boska de Moraes Sarmento, mestre em Filosofia pela PUC de Campinas/SP e doutor em Serviço Social pela PUC/SP, mexeu com o público presente e sugeriu reflexões. Logo de início, o professor observou que sua preocupação foi levar para o encontro referências pautadas muito mais por sentimentos do que por indicadores de sensibilidade trabalhados na sua profissão.
Brincalhão, risonho, questionador, às vezes provocativo, Helder Boska fez uso da poesia- citou Adélia Prado, Rubem Alves-  da música, e de fatos recentes para fazer refletir sobre a construção de um espaço de convivência em que o diálogo seja a base para a paz individual e coletiva.

"A ideia de diálogo remete a um momento de passagem, de troca, entre iguais e diferentes, não necessariamente antagônicos, mas de movimento. Vivemos num mundo em que nos sentimos ameaçados, acuados, o que nos faz pensar em nossa trajetória de dor, amargura, em coisas que pensamos e não fizemos e em coisas que nos arrependemos. Talvez por isso, a necessidade tão significativa de falar das nossas emoções, de amor, de sentimentos que nos elevem, que nos façam crescer. Precisamos buscar esse sentido para dar continuidade a esse movimento de reencontro com o outro ”, frisou o palestrante.

Professor Helder Boska
De acordo com Helder Boska, o espaço de convivência não se limita ao espaço físico, material ou imaterial, mas sim a qualquer lugar. É relacional. “Quantas atividades vocês deixaram de realizar hoje para estarem aqui nessa palestra? Isso é uma dedicação de tempo, mas o espaço não é só físico. Ele vem carregado de lembranças, de saudades, de emoções”, explicou, para mostrar que o diálogo sobre convivência implica na construção de um espaço de convivência onde não nos encontramos por acaso. “A necessidade de um, é o exercício do desprendimento do outro”, observou.
Também chamou atenção para a importância de pensarmos em nossas relações e nos grupos dos quais participamos. “Como isso tem me tocado? Às vezes, o gesto de uma pessoa pode nos sufocar. A ausência de alguém pode nos desorientar. É dessa sensibilização que estamos falando”, ponderou, lembrando que esses espaços são marcados por cores, cheiros, sabores e nos fazem pensar nas relações que estabelecemos, nas nossas diferenças.
Outro ponto destacado pelo palestrante foi o de como lidar com as sensações no nosso dia-a-dia, como lidar com o toque, particularmente. “Estabelecer o diálogo não é apenas uma visão do ponto de vista físico, mas sim o olhar que estamos dedicando ao próximo, percebendo o outro. O toque, o carinho, o aperto de mão, o abraço, nesse processo, são muito importantes, nos alimentam”, observou, confidenciando que ele, como bom paranaense que é, foi aprender a abraçar no interior do Pará.

Construção de espaço de convivência é dasafiador

Para o professor, a construção do espaço de convivência é extremamente desafiadora. Cada ser é único, portador de individualidades e de vivências e portanto é natural que surjam diferenças de pensamentos e de ideologias entre os indivíduos.
"Quando procuramos  a construção desse diálogo o que estamos buscando? Temos consciência intelectual de nossas vidas que nos fazem optar por escolhas. Muitas coisas implicam nesse campo de relação, sendo que algumas implicam numa má condução desse diálogo, nos levando a buscar especialistas”, observou.


Um aspecto que segundo o palestrante ilustra esse conceito de desafio é o de como se situar nas relações. “Não é fácil olhar para uma pessoa e dizer: o que você fez me incomodou. É muito difícil ouvir o outro dizer: não gostei do que você fez comigo. Não é fácil lidar com essas situações, mas são elas que nos colocam limites, que nos fazem crescer em relação ao outro”.

Diálogo com a convivência não tem mágica

Helder Boska buscou inspiração na música “Os Argonautas”, de Caetano Veloso (Navegar é preciso, viver não é preciso...) para ilustrar o quão difícil é a arte de conviver. Para o professor, esse é um exercício cotidiano, permanente de construção, que só é possível com o diálogo. “O diálogo com a convivência não tem fórmula, não tem mágica, mas há uma necessidade urgente de abrir esse espaço para o outro. Vivemos numa sociedade em que muitas vezes estamos indiferentes ao próximo”, enfatizou.
A palestra foi encerrada com uma alusão ao educador pernambucano Paulo Freire, falecido em 97, cuja obra, para alguns teóricos, é uma concepção de educação embutida numa concepção de mundo.
"Freire insistiu para que os alunos descobrissem o mundo não somente através da palavra, mas conhecendo o seu significado. A palavra “Tijolo” deveria ser entendida a partir da consciência, do que o aluno conhecia. Portanto, sejamos nós mesmos, verdadeiros, para que possamos encontrar o outro e aprender a conviver com as diferenças”, finalizou o palestrante.


Redação: Vanda Araújo
Fotografia: Solidônio Amaral - Colaborou a Coordenação do CFMAG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado