Abaixo-assinado com 252 assinaturas é entregue à Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão da UFSC, ao NETI e à FEESC


Alunos do NETI e colaboradores entregaram, nessa segunda-feira (27), um Abaixo-assinado com 252 assinaturas em que solicitam a manutenção dos contratos das professoras Maria Cecília Antonia Godtsfriedt e Mônica Joesting Siedler, com vencimento em dezembro.

O abaixo-assinado foi entregue, em mãos, ao professor Rogério Cid Bastos, Pró-Reitor de Extensão  e à coordenadora do NETI, professora Jordelina Schier. A entrega do documento ao reitor Pró Tempore da UFSC, Dr. Ubaldo César, foi feita através da Secretaria da Reitoria. 

Comitiva de 29 alunos, a caminho da Reitoria da UFSC para entrega do Abaixo-assinado

No documento, em que também foi anexada uma Carta assinada pela coordenadora geral do Grupo de Encontros Culturais-CENETI/NETI, Maria Aparecida Ferreira, os alunos argumentam que a interrupção desses contratos deixarão duas turmas inconclusas e projetos em andamento inacabados.

A professora e Assistente Social, Maria Antonia Cecília Godtsfriedt é responsável pelo curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG e também supervisiona o Projeto de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia-PICG. A professora e Socióloga Mônica J. Siedler  é responsável pelo curso de Cinedebate em Gerontologia. Os alunos lembram que os três projetos são direcionados à área do Envelhecimento, e que por seu nível de excelência, tornaram-se referência para outros projetos de educação permanente com idosos nas universidades do Brasil.

Rogerio Cid Bastos, na conversa com os alunos
Pró-reitor relata tratativas da PROEX na busca de solução

Ao receber o abaixo-assinado, nos arredores da Reitoria, onde encontrou a comitiva de alunos que para lá se dirigia, o Pró-reitor de Extensão, Rogério Cid Bastos,  procurou tranquilizar a todos.
“Conversamos à exaustão com a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina-FEESC, responsável por ambas contratações,  mas a FEESC, como as demais Fundações, está passando por uma crise de recursos. Por outro lado, a UFSC não pode contratar quem não prestou concurso. O repasse de recursos, nesse caso, seria ilegal, uma vez que ambas as professores não pertencem ao quadro de servidores da Universidade, são servidoras de Projetos da Fundação. Portanto, estamos pensando e discutindo alternativas”, antecipou.

Pró-reitor de Extensão da UFSC expõe contatos para resolver impasse
A preocupação com a qualidade do Programa de Educação Permanente, desenvolvido pelo NETI há três décadas e meia, foi reiterada: “Gostaria de poder colocar 15 pessoas ou mais para atender ao NETI, mas temos restrições. Recentemente concretizamos a cessão de uma Assistente Social e estamos em vias de mais duas transferências do quadro da Universidade", antecipou. Uma delas visa substituir a atual Assistente de Administração do NETI, cedida à UFSC pela Universidade Fluminense.
Além da falta de recursos por parte das Fundações que mantém Projetos na UFSC, o Programa de Extensão sofreu outro baque.

Rogério Bastos admite que por conta da exposição a que UFSC foi submetida a partir de setembro deste ano, houve uma queda significativa nos chamados “ressarcimentos” na Pró-Reitoria de Extensão-PROEX. “Conseguimos um fluxo de caixa na PROEX que chegou a R$ 110 mil/mês, mas de setembro a novembro a queda foi expressiva. Com a imagem da Universidade arranhada, os investidores se retraíram”, ponderou.
O pro-reitor de Extensão não entrou em detalhes, mas antecipou que uma das contratações das professores em aviso prévio já foi negociada.

Abaixo assinado foi protocolado hoje na FEESC

A entrega do abaixo-assinado à coordenação do NETI foi feita à tarde, em mãos da coordenadora Jordelina Schier, por um Grupo de 10 alunos, que expôs os assuntos conversados com o Pró-reitor de Extensão.
Jordelina Schier optou por aguardar os desdobramentos da reunião que teria na reitoria da UFSC no final da tarde dessa segunda-feira (27), para se manifestar sobre a situação de ambas professoras.
“As 252 pessoas que assinaram o Abaixo-assinado merecem uma resposta”, cobrou Maria Aparecida Ferreira, também componente do PICG, durante o encontro com a coordenadora. 
Nesta terça-feira (28), o Abaixo-assinado endereçado ao diretor da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina-FEESC, Dr. Raul Valentim da Silva, foi protocolado junto à secretaria da Fundação.






Maria Aparecida Ferreira, à frente (da esquerda para a direita), na condução da entrega do Abaixo-assinado, prestigiada por alunos do NETI e pela presidente da Academia de Canto e Letras do CENETI, Osmarina Maria de Souza.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães