Simbolismo das velas e samarras deram tom solene à criação da Academia de Canto e Letras do CENETI


Mesa de abertura reuniu Augusto Teodoro, padrinho da ACLC; Eddy Frantov, presidente do CENETI; Jordelina Schier, coordenadora do NETI; Juan Antonio Altamirano Flores, coordenador de Ações de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC e Roberta Moraes de Bem, diretora da Biblioteca Central da UFSC - Foto: Solidônio Amaral


Uma cerimônia para ficar na memória. Assim, muitos convidados definiram a solenidade de criação da Academia de Canto e Letras do CENETI- ACLC, realizada na tarde do último dia 15, no auditório da Biblioteca central da UFSC.
O tom poético que deu forma ao evento surgiu logo na abertura, com o cerimonial saudando a chegada da Primavera, e com ela, o canto dos pássaros, a despertar nos corações veios poéticos.
Repleta de simbolismos, a cerimônia de fundação teve nas sessões de acendimento e de adormecer das velas, de vestimenta das samarras e na homenagem aos Patronos, seus momentos mais bonitos. Foram homenageados 35 Patronos, numa reverência aos 35 anos do NETI, completos em agosto. 
Por uma questão de segurança, as velas representadas nas cores Amarela, Azul e Branca tiveram acendimento simbólico, mas o cerimonial encarregou-se de explicar seus significados. Colocada de forma estratégica no centro das três, a vela amarela, primeira a ser apresentada, trazia o significado da Revelação: o homem sai da Escuridão, para encontrar a Luz! A segunda vela, a Azul, representou a Claridade única e absoluta, que inspira a nossa criação. Já a terceira vela, de cor Branca, teve como significado o Culto à verdadeira pureza, à luz da Consciência Acadêmica.

Diretoria executiva da Academia, na assinatura do Termo de Posse - À frente, Cecília Godtsfriedt, mentora da criação da Academia - Foto: Solidônio do Amaral

Trajetória de vida dos patronos foi destaque

A apresentação do Grupo “Vozes da Ilha”, distribuída ao longo da programação, misturou música e poesia, numa tarde dedicada a homenagear pessoas que se destacaram por sua notoriedade com a causa do idoso e que integraram espaços comuns do NETI e CENETI. 


Investidos da samarra e medalhas, Acadêmicos prestam juramento aos seus Patronos, de forma coletiva

Outro ponto alto da cerimônia foi a posse dos dez primeiros Acadêmicos, acompanhada da vestimenta das samarras e da outorga de medalhas e diplomas. A homenagem feita aos Patronos, comoveu o público presente. A medida que os acadêmicos eram chamados, a imagem de seus respectivos Patronos era projetada na tela, permitindo ao público conhecer e reviver um pouco da história de vida das pessoas que fizeram o NETI.

Osmarina Maria de Souza, presidente da Academia e cadeira de número 01, da Patrona Neusa Mendes Guedes - Foto: Solidônio Amaral

Presidente falou da influência dos alunos do NETI na comunidade catarinense

Também não faltaram os discursos emocionados. Com voz embargada, a presidente da Academia, Osmarina Maria de Souza, 87 anos, dos quais 23 de NETI, lembrou colegas do NETI que muito se destacaram nas letras, ora com poemas, com crônicas, com o canto e com a música, e em atividades filantrópicas. “Há 23 anos, as alunas Maria Vilma Campos, Vilma Bayestorff Duarte e esta que vos fala, resolveram fundar lá fora uma associação, e ao seu quadro de associados juntaram-se mais oito ou nove alunos. Hoje, aí está, para orgulho nosso, a Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses, convidada para apadrinhar esta Academia”, disse Osmarina. Segundo a presidente da Academia de Canto e Letras, existem em Florianópolis e cidades vizinhas, dezesseis entidades literárias, e com exceção da Academia Catarinense de Letras, todas as outras tem alunos ou ex-alunos do NETI, o que é motivo de orgulho para todos.
“Este foi um dos motivos que nos levou a atender o desejo da professora Cecília Godtsfriedt, em fundar esta Academia como homenagem, agradecimento e valorização de seus alunos escritores”, enfatizou. Parabenizando a todos, Osmarina reafirmou o compromisso assumido minutos antes, ao assumir a presidência da Academia:
“Esperamos, diretores e acadêmicos, cumprir o juramento que há pouco fizemos e poder honrar nossos Patronos, muitos deles queridos amigos, que muito recentemente nos 
deixaram e que ainda estão em nossa memória e saudade”.


Jordelina Schier, coordenadora do NETI, assumiu a cadeira de número 06, do Patrono Acélio Richetti


Coordenadora vê na Academia concretização de ideais

Emocionada, a coordenadora do NETI, Jordelina Schier, disse estar orgulhosa do ineditismo da iniciativa. “Nunca tinha participado de uma cerimônia desse tipo. A criação da Academia vem concretizar os ideais do NETI, de protagonismo, de reinvenção da nossa velhice, da nossa existência”, observou.

Roberta Moraes de Bem, diretora da Biblioteca Central da UFSC - Foto: Solidônio Amaral

Sentimento semelhante demonstrou a diretora da Biblioteca Central da UFSC, Roberta Moraes de Bem.  Numa referência direta ao processo de transformação do NETI na vida das pessoas, a dirigente disse identificar uma certa similaridade entre o projeto que possui, à frente da Biblioteca, e a proposta do NETI. Roberta também falou de seu interesse numa parceria com a Academia de Canto e Letras do CENETI, no sentido de juntas buscarem essa transformação, uma vez que a Biblioteca é uma porta aberta para o conhecimento.

Familiares de Patronos prestigiaram fundação

Outro momento bonito da cerimônia, foi a sessão de Adormecimento das Velas, conduzida pela vice-presidente da Academia, professora Maria Cecília Godtsfriedt. “Estamos adormecendo as velas para esperar uma segunda sessão”, disse a vice-presidente, visivelmente emocionada. Cecília reiterou o compromisso da Academia em propagar a produção literária e artístico-cultural de alunos e integrantes do CENETI/NETI junto às futuras gerações.
Entre os familiares de Patronos que prestigiaram a fundação da Academia, estavam Marcos Augusto, filho da fundadora do NETI, Neusa Mendes Guedes; sra. Lourdes Richetti, esposa do Patrono Adélio Richetti; professor Nelson Seiffert, esposo da Patrona Raquel Seiffert e a sra. Edenice Fraga, escritora da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães